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Participe da Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas (LaTam 2009)

Participe da Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas (LaTam 2009)

A Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas (LaTam 2009) investiga as tendências, o profissionalismo e o rol social do setor.  Espera-se, portanto, que uma grande mostra de profissionais de relações públicas e comunicação corporativa que atuam na América Latina participem da pesquisa, cujo questionário estará disponível online (https://ufljour.qualtrics.com/SE?SID=SV_8xoYCHxb8luHwvW&SVID=Prod) de 01 a 30 de outubro de 2009.

A pesquisa é dirigida pelos professores Juan Carlos Molleda (Universidade da Flórida – Estados Unidos) e Ángeles Moreno (Universidade Rey Juan Carlos – Espanha). Conta ainda com a colaboração de professores e profissionais de diversas universidades, agências transnacionais e associações profissionais em diversos países latino-americanos. No Brasil, a responsável pelo acompanhamento dessa investigação é a professora Andréia Athaydes, da Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul, e o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, a entidade profissional apoiadora.

Trata-se do maior estudo sobre o setor jamais realizado anteriormente e se ocupa de diversos aspectos, tais como o desenvolvimento das disciplinas que compõem o corpus teórico da área, a importância dos diversos canais de comunicação, com especial atenção aos canais interativos, e os temas estratégicos para os próximos três anos. Além disso, explora em profundidade duas das características mais relevantes da gestão de comunicação e relações públicas na América Latina: a posição da área em comparação ao nível de profissionalismo e o desenvolvimento do seu rol social.

A Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas compartilha uma parte do questionário com o “European Communication Monitor”, permitindo estabelecer relações entre os dados de ambos continentes. O “European Communication Monitor” é a maior pesquisa de relações públicas e comunicação na Europa. Na última edição (2009) desse estudo anual, participaram mais de 1.500 profissionais de alto nível estratégico nas organizações daquele continente.

LaTam 2009 colherá as opiniões de profissionais em toda a América Latina que trabalham atualmente como gestores de relações públicas e comunicação nas empresas públicas e privadas, instituições, agencias governamentais e fundações, assim como nas organizações e associações do terceiro setor. Todos os participantes que manifestarem interesse receberão o resumo dos resultados da pesquisa. As respostas dos participantes serão confidenciais e utilizadas exclusivamente com objetivos acadêmicos.

Link para acesso ao questionário
https://ufljour.qualtrics.com/SE?SID=SV_8xoYCHxb8luHwvW&SVID=Prod

Período de participação
De 01 de outubro a 30 de outubro de 2009.

Instituições de Ensino Responsáveis
Departamento de Relações Públicas da Universidade da Florida (Estados Unidos);
Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha)

Outras instituições de ensino colaboradoras
Universidade de Medellín
Universidade Luterana do Brasil

Contatos

Estados Unidos:
Dr. Juan Carlos Molleda
[email protected]
Fones: 00XX 352-273-1223

Espanha:
Dra. Ángeles Moreno
[email protected]
Fones: 00 XX 34914888216/ 34693600421

Brasil:
Ms. Andréia Athaydes
andré[email protected]
Fone: (51) 9333-3678

 

A Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas (LaTam 2009) investiga as tendências, o profissionalismo e o rol social do setor.  Espera-se, portanto, que uma grande mostra de profissionais de relações públicas e comunicação corporativa que atuam na América Latina participem da pesquisa, cujo questionário estará disponível online (https://ufljour.qualtrics.com/SE?SID=SV_8xoYCHxb8luHwvW&SVID=Prod) de 01 a 30 de outubro de 2009.

A pesquisa é dirigida pelos professores Juan Carlos Molleda (Universidade da Flórida – Estados Unidos) e Ángeles Moreno (Universidade Rey Juan Carlos – Espanha). Conta ainda com a colaboração de professores e profissionais de diversas universidades, agências transnacionais e associações profissionais em diversos países latino-americanos. No Brasil, a responsável pelo acompanhamento dessa investigação é a professora Andréia Athaydes, da Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul, e o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, a entidade profissional apoiadora.

Trata-se do maior estudo sobre o setor jamais realizado anteriormente e se ocupa de diversos aspectos, tais como o desenvolvimento das disciplinas que compõem o corpus teórico da área, a importância dos diversos canais de comunicação, com especial atenção aos canais interativos, e os temas estratégicos para os próximos três anos. Além disso, explora em profundidade duas das características mais relevantes da gestão de comunicação e relações públicas na América Latina: a posição da área em comparação ao nível de profissionalismo e o desenvolvimento do seu rol social.

A Macro Pesquisa Latino-americana de Comunicação e Relações Públicas compartilha uma parte do questionário com o “European Communication Monitor”, permitindo estabelecer relações entre os dados de ambos continentes. O “European Communication Monitor” é a maior pesquisa de relações públicas e comunicação na Europa. Na última edição (2009) desse estudo anual, participaram mais de 1.500 profissionais de alto nível estratégico nas organizações daquele continente.

LaTam 2009 colherá as opiniões de profissionais em toda a América Latina que trabalham atualmente como gestores de relações públicas e comunicação nas empresas públicas e privadas, instituições, agencias governamentais e fundações, assim como nas organizações e associações do terceiro setor. Todos os participantes que manifestarem interesse receberão o resumo dos resultados da pesquisa. As respostas dos participantes serão confidenciais e utilizadas exclusivamente com objetivos acadêmicos.

Link para acesso ao questionário

https://ufljour.qualtrics.com/SE?SID=SV_8xoYCHxb8luHwvW&SVID=Prod

Período de participação

De 01 de outubro a 30 de outubro de 2009.

Instituições de Ensino Responsáveis

Departamento de Relações Públicas da Universidade da Florida (Estados Unidos);

Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha)

Outras instituições de ensino colaboradoras

Universidade de Medellín

Universidade Luterana do Brasil

Contatos

Estados Unidos:

Dr. Juan Carlos Molleda

[email protected]

Fones: 00XX 352-273-1223

Espanha:

Dra. Ángeles Moreno

[email protected]

Fones: 00 XX 34914888216/ 34693600421

Brasil:

Ms. Andréia Athaydes

andré[email protected]

Fone: (51) 9333-3678

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