Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest
Contact us
Hide Buttons

Margarida Kunsch lança obras fundamentais para a Pesquisa em Comunicação

Margarida Kunsch lança obras fundamentais para a Pesquisa em Comunicação

Produção revela obras coletivas cujos textos expõem o pensamento brasileiro da produção científica em comunicação organizacional e em relações públicas.

Uma das principais pesquisadores em comunicação organizacional e Relações Públicas do Brasil, Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch organiza três volumes que já chegam ao mercado editorial como verdadeiros manuais para pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de comunicação, administração e áreas afins.

Pela editora Saraiva, as novas obras organizadas por Margarida M. Krohling Kunsch – Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas; Comunicação organizacional – Vol. 1: Histórico, fundamentos e processos; e Comunicação organizacional – Vol. 2: Linguagem, gestão e perspectivas.

As três obras resultam de um projeto de pesquisa que a autora desenvolveu de 2004 a 2007 no âmbito do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq). No conjunto das atividades levadas a efeito, uma foi produzir duas obras coletivas cujos textos fossem capazes de expressar o pensamento brasileiro da produção científica em comunicação organizacional e em relações públicas.

Entende a autora que, para construir um corpus teórico de uma área, além do registro e de revisões do seu “estado da arte”, é necessário  democratizar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas e o conhecimento acumulado, que nem sempre estão disponíveis para toda a sociedade. Daí a ideia de produzir publicações que congregassem autores de universidades do país que vêm trabalhando a temática dos dois campos em questão.

Muitos deles já têm livros publicados sobre a temática específica de suas linhas de pesquisa e, nas três obras ora disponibilizadas, apresentam novas contribuições sobre suas percepções teóricas e práticas acerca desses campos. A maioria dos trabalhos resulta de estudos por eles realizados em nível de pós-graduação e de outros trabalhos desenvolvidos em núcleos de pesquisa de entidades das duas áreas e das ciências da comunicação. As três coletâneas envolveram um total de 55 autores em sua produção: 19 na de Relações públicas; e 36 na de Comunicação organizacional – 20 no primeiro volume e 16 no segundo.

A autora

Margarida, professora titular da USP, tem livre-docência, doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP. Coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Preside desde 2006 a Abrapcorp – Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. É diretora de Relações Internacionais da Socicom – Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação. Foi por duas vezes presidente da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. É autora e organizadora de uma série de obras de comunicação organizacional e de relações públicas.

Comentarios

comentarios

Compartilhe esse post

Sobre o Autor

Comentários

Sem nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu email não irá aparecer no comentário Os campos destacados são obrigatórios *