Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest
Contact us
Hide Buttons

Difusão Editora lança três títulos no Intercom 2009

Difusão Editora lança três títulos no Intercom 2009

Alguns dos renomados autores da Difusão Editora estarão presentes no evento, lançando obras que tratam os avanços das reflexões, da pesquisa científica e da prática em comunicação. O objetivo da Editora com os lançamentos é contribuir com a redução da distância entre a academia e o mundo corporativo.

Pela primeira vez, a Difusão Editora participa do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom. O evento, que acontece em Curitiba, a partir de 04 de setembro, vem ao encontro de um dos grandes objetivos da editora, que é promover a promoção do contato direto entre os leitores e os autores, numa rica troca de experiências entre profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação. Durante o Congresso, a Difusão lança três títulos, um organizado por Marlene Marchiori e dois publicados em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) – que abrem a “Série Pensamento e Prática”.

Para Michelle Fernandes Aranha, diretora editorial da Difusão, “as discussões e debates promovidos num encontro como este contribuem para o aperfeiçoamento profissional da área, para o desenvolvimento da produção científica e para a democratização das últimas tendências de outros países na área de comunicação”.

Temas de congressos anuais agora em livros

“Série Pensamento e Prática” trará anualmente publicações originadas a partir das discussões realizadas em cada edição dos congressos anuais da Abrapcorp com reflexões acadêmicas e práticas sobre a temática de comunicação organizacional e relações públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de uma teoria brasileira desses campos e contribuir para o seu aprimoramento no País. Os dois primeiros volumes da Série, lançados oficialmente no Intercom 2009, são frutos dos congressos realizados nos anos de 2007 e 2008, respectivamente. A edição de 2009 será publicada no ano que vem.

Organizado por Margarida Kunsch, a primeira obra intitulada “Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Campos Acadêmicos e Aplicados de Múltiplas Perspectivas” analisa a relevância da comunicação organizacional e das relações públicas diante dos desafios da sociedade contemporânea, avaliando conquistas e tendências, com reflexões de autores de renome do Brasil, dos Estados Unidos, do México e da Espanha. A obra está dividida em dezessete capítulos numa produção que inclui pesquisas empíricas e reflexões teóricas dos pontos de vista metodológico e científico.

O livro tem a colaboração de 20 autores de diferentes especialidades. A ideia é perpetuar o encontro entre profissionais e estudiosos da área de comunicação, subsidiando tanto o ensino de comunicação nos níveis de graduação e pós-graduação quanto a atividade do mercado profissional.

O segundo título da Série Pensamento e Prática, “A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações” – organizado pelas professoras Margarida Kunsch e Ivone de Lourdes Oliveira – apresenta as discussões de executivos e acadêmicos da comunicação sobre a sustentabilidade como ponto de intersecção entre as estratégias de negócio de uma organização e suas demandas políticas, sociais e econômicas, alinhadas à preservação ambiental. A coletânea de reflexões críticas, de cunho acadêmico e técnico, oferece subsídios para a melhor compreensão de como a comunicação pode contribuir para a construção de projetos de sustentabilidade.

A obra está dividida em dezesseis capítulos e conta com dezoito autores, num grande trabalho de reflexão sobre a otimização do relacionamento das empresas com seus públicos na construção da sustentabilidade, dentro das dimensões institucional, mercadológica e administrativa da comunicação.

Comunicação e Administração no contexto das empresas

A Difusão traz também à Intercom 2009 a mais nova obra de Marlene Marchiori, “Comunicação e Organização em Processos e Práticas”, uma coletânea que reúne 25 autores brasileiros e estrangeiros de universidades, centros de pesquisa e empresas com a proposta de integrar teorias contemporâneas da administração e da comunicação no contexto das organizações, refletindo sobre seus processos e suas práticas.

Dividida em três partes, a obra procura sempre aliar a teoria à prática, ampliando as perspectivas de análise da comunicação organizacional ao apresentar, discutir e ponderar sobre sua inserção nas organizações. Três cases integram a obra, apresentando a prática da comunicação e as diferentes experiências em empresas como Odebrecht, Petrobrás e Vale. Seu foco é auxiliar o leitor a entender a organização e interpretar seus aspectos econômicos, políticos, ambientais, demográficos, morais, éticos, culturais e sociais, com atenção especial às questões de relacionamento da empresa junto aos seus stakeholders.

O conjunto destas obras lançadas no evento procura analisar os problemas atuais da comunicação nas empresas e na academia, oferecendo soluções por meio da experiência de autores nacionais e internacionais. “Como editora especializada em comunicação, buscamos contribuir para a melhoria contínua de sua prática nas organizações e de seu ensino nas universidades, atuando como catalisadores do aperfeiçoamento deste setor na realidade brasileira”, conclui a diretora da Difusão. O evento acontece na Universidade Positivo (Curitiba/PR), entre os dias 4 e 7 de setembro de 2009.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Difusão Editora

Comentarios

comentarios

Compartilhe esse post

Sobre o Autor

Comentários

Sem nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu email não irá aparecer no comentário Os campos destacados são obrigatórios *