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Comunicadores estratégicos brasileiros consideram o e-mail a ferramenta mais formal para interagir profissionalmente

Comunicadores estratégicos brasileiros consideram o e-mail a ferramenta mais formal para interagir profissionalmente

Apresentação do Latin American Communication Monitor – o maior estudo da comunicação e relações públicas da América Latina – será transmitida ao vivo pelo link: http://casperlibero.edu.br
SÃO PAULO – Ao estabelecer relações profissionais, comunicadores estratégicos latino-americanos preferem o e-mail (60%) à comunicação face a face (20%). Em relação às vantagens dos diferentes meios de comunicação, o e-mail é considerado o mais produtivo, embora a aplicação de mensagens instantâneas WhatsApp ganhe destaque pela sua agilidade (38%). No entanto, exceto no Brasil, a comunicação face a face ainda é considerada a alternativa mais formal.

Estas são algumas das conclusões do Latin American Communication Monitor, um ambicioso estudo da atividade organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), com parceria estratégica da Asociación de Directivos de Comunicación/Espanha (Dircom) e patrocínio da FCC. Os resultados de pesquisa apresentados amanhã (16) em São Paulo, em colaboração com a ULBRA, Faculdade Cásper Líbero, ECA/USP, Conferp e Todo Mundo Precisa de um RP, fornecem uma visão abrangente da situação de um setor econômico cada vez mais dinâmico.

Os profissionais de gestão da comunicação e relações públicas latino-americanos optam principalmente pelos meios online na hora de relacionar-se com os stakeholders, gatekeepers e outras audiências (80%) e prognosticam uma profunda perda de importância dos meios tradicionais nos próximos anos. Além disso, consideram que conectar as estratégias gerais da organização com as específicas da comunicação será o principal desafio nos próximos três anos.

A sobrecarga de trabalho afeta a maioria dos profissionais pesquisados (75,5%). 35,7% trabalham pelo menos 25% a mais e 11,8% estendem o seu dia de trabalho em mais de 50% do tempo acordado no contrato. Além disso, mais da metade dos profissionais latino-americanos não se sentem satisfeitos com as suas oportunidades de carreira (54%) ou com o seu salário (64%). Na verdade, compensação salarial, o acesso a cargos de chefia, de status e oportunidades de carreira favorecem os homens. Esta análise longitudinal mostra que a gestão profissional de comunicação praticamente não evoluiu nos últimos cinco anos. Os resultados da pesquisa são conclusivos no que se refere à crescente influência da função de comunicação, muito embora apenas 27,9% dos profissionais faça parte do comitê executivo em suas organizações.

O Latin American Communication Monitor (LCM) é uma investigação transnacional desenvolvida por pesquisadores de 11 prestigiosas universidades da América Latina, Espanha e Estados Unidos, sob a coordenação da profª. Ángeles Moreno, da Universidade Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha) e do prof. Juan Carlos Molleda, da Universidade da Flórida (EUA). No Brasil, é coordenada por Andréia Athaydes, professora da Universidade Luterana do Brasil e presidente do CONFERP. Mais de 20.000 profissionais de comunicação estratégica e relações públicas de empresas, organizações governamentais e ONGs na América Latina foram convidados a participar na pesquisa que se realizou entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015. A análise dos dados e os resultados estão baseados em 803 casos de profissionais de comunicação e relações públicas de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ángeles Moreno, Diretora Executiva da EUPRERA afirma que: “Este projeto permite aos profissionais conhecer as tendências da comunicação através de evidências empíricas e reforçar assim o seu papel dentro das organizações”.

O Latin American Communication Monitor tem sua origem no European Communication Monitor (ECM), o maior estudo anual sobre a comunicação estratégica na Europa, com a participação de cerca de 3.000 gestores de Comunicação de 42 países, oito edições publicadas desde 2007 e um recorde de difusão acadêmica e profissional. Ambas iniciativas formam parte de um projeto denominado Global Communication Monitor.
A Asociación de Directivos de Comunicación (Dircom) é o parceiro estratégico para a pesquisa na América Latina e participa da apresentação das conclusões da pesquisa, tanto na Espanha como na América Latina. Esta decisão responde ao desejo da associação espanhola de compartilhar conhecimento e networking com os profissionais de comunicação da América Latina. Nas palavras da sua presidente, Montserrat Tarrés, “A participação neste importante estudo é um passo a mais na consolidação de iniciativas internacionais de relevância para o desenvolvimento da comunicação corporativa em nível global”.

Sobre Euprera

A European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) é um organismo autônomo com 500 membros de 40 países, com a missão de estimular e promover o conhecimento inovador e a prática de pesquisa e educação das relações públicas na Europa. Diversas universidades afiliadas desenvolvem projetos transnacionais e comparativos de pesquisa e educativos. Para difundir novas metodologias e resultados de investigações, a EUPRERA organiza um congresso anual a cada ano em colaboração com uma universidade parceira na Europa. www.euprera.org

Sobre Dircom

A Asociación de Directivos de Comunicación, Dircom, é uma associação profissional que agrupa diretores e profissionais de comunicação de empresas, instituições e consultorias na Espanha. Tem como visão por em destaque a função da comunicação e a do diretor de comunicação nas organizações de tal forma que sua competência e seus responsáveis sejam considerados estratégicos. Sua missão é levada a cabo através de quatro eixos estratégicos: reconhecimento, desenvolvimento profissional, networking e responsabilidade social. Atualmente, conta com mais de 900 sócios e sete filiais no território espanhol. www.dircom.org

Sobre FCC

FCC é a matriz de um dos primeiros grupos europeus de serviços cidadãos, presente nos setores dos serviços de meio ambiente, água e infraestrutura. Esta companhia, de caráter internacional, foca a gestão empresarial para o design e prestação de serviços inteligentes para os cidadãos. Para isso, desenvolveu um extenso leque de serviços cujo denominador comum é a busca da eco-eficiência. www.fcc.es

Universidades participantes

Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Universidade Luterana do Brasil (Brasil), Universidade de São Paulo (Brasil) Universidade de Medellín (Colômbia), Universidade do Pacífico (Chile), Universidade Técnica Particular de Loja (Equador) Universidade da Comunicação (México), Instituto Tecnológico de Monterrey (México), Universidade de Panamá (Panamá), Universidade San Martín de Porres (Peru), Pontifícia Universidade Católica Madre e Maestra (República Dominicana).

Para mais informação, contatar com:

Ms. Andréia Athaydes
Coordenadora da Latin American Communication Monitor no Brasil
Docente Pesquisadora e Assessora de Relações Internacionais da Universidade Luterana do Brasil
Email: [email protected]
www.ulbra.br/relacoes-internacionais
Tel.(+ 55 51) 9333-3678
Dra. Ángeles Moreno
Diretora Latin American Communication Monitor
Diretora Executiva da Euprera
[email protected]
www.latinamericancommunication.com
www communicationmonitor.eu
www.euprera.org
Tel. +34693600421

María Urreiztieta,
Diretora de Comunicação de Dircom
[email protected]
+34 91 702 13 77
www.dircom.org

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