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Branding e um exemplo corintiano de relacionamento da marca com o consumidor

Branding e um exemplo corintiano de relacionamento da marca com o consumidor

por Felipe Rodrigues Pontes, aluno do 6º Semestre do Curso de Relações Públicas da Unisant’Anna.

Primeiramente gostaria de parabenizar a instituição ABRP-SP por proporcionar um evento instrutivo como esse. Torce para que essa iniciativa se multiplique, com isso todos têm a ganhar.

Devo dizer que a palestra foi de suma importância para que estudantes de relações públicas consigam perceber como é importante desenvolver uma intimidade com nossos públicos. Esse conhecimento nos dá embasamento para que possamos desenvolver e planejar nossas ações completas e que nos possibilitem maiores chances de alcançarmos nossos objetivos.

Conhecer seu público não requer somente uma pesquisa de mercado e sim um aprofundamento maior em saber que está disposto a defender sua marca. Para que isso aconteça é fundamental que haja um grande empenho da organização em estruturar sua marca e fazer com que seus consumidores entendam e assimilem sua missão, visão, valores, filosofia, etc.

Uma questão bem interessante que a palestra ressaltou é que muitas vezes as organizações atentam somente para o público externo esquecendo assim de seus consumidores internos, uma falha que pode ocasionar em grandes perdas no mercado atual. Se os seus colaboradores não te conhecem e não defendem seus interesses é quase impossível que seus consumidores externos façam isso, uma realidade que acontece na minha empresa: se nós colaboradores tivéssemos espaço para expor idéias e opiniões e entender quais são as metas e objetivos da empresa, poderíamos ajudar imensamente para seu crescimento e destaque no mercado atual.

Para terminar gostaria de deixar um exemplo que foi dito durante a palestra. Se nós profissionais de comunicação conseguirmos que nossos consumidores defendam a nossas idéias ou nossa marca como um torcedor defende seu time nosso trabalho estará no caminho certo. Será que existe uma coisa mais “branding” do que isso: “Aqui tem um bando de loucos / loucos por ti Corinthians / Aqueles que acham que é pouco / eu vivo por ti Corinthians / Eu canto até ficar rouco / eu canto pra te empurrar / Vamos, vamos meu timão / Vamos meu timão não para de lutar.”

A organização Corinthians vai ter sempre “consumidores” que defendem com unhas e dentes sua missão, visão e valores. Como os corintianos dizem: “você não vira corintiano, você nasce corintiano”.

Nota do Blog: Este post faz parte de um concurso que a ABRP-SP realiza a cada ABRP Visita em uma Universidade do Estado de São Paulo: convidamos os alunos do Curso de Relações Públicas daquela instituição a escrever livremente um post sobre o tema abordado no evento. O melhor post, escolhido pelo palestrante (neste caso, o Prof. Sérgio Bialski) receberá um livro “Relações Públicas estratégicas”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias. Ae entrega do livro ao autor(a) post escolhido será fotografada e a foto será publicada aqui. Acompanhem!

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7 de dezembro de 2011 / Noticias / Tags: , ,

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